Sistemas de Hidrantes.
O sistema de hidrantes é um tipo de proteção instalado em edifícios, utilizado como meio de combate a incêndios. É composto basicamente por Reservatórios de Água, Bombas de Incêndio, Tubulações, Hidrantes, Abrigos e Registros de Recalque.
Sistemas de Mangotinhos.
O sistema de mangotinhos é muito semelhante ao sistema de proteção por hidrantes. A diferença é que os mangotinhos são constituídos por mangueiras semi-rígidas (iguais às das bombas de gasolina), de diâmetro de 25 mm (as mangueiras de hidrantes têm 38 ou 63 mm), com vazão de 80 litros/minuto, com esguicho regulável na ponta que produz um jato neblinado, mais eficaz no combate ao incêndio.
Sistemas de Sprinklers.
Os sistemas de extinção por sprinklers ou também conhecidos por sistemas fixos de extinção automática por água , consistem numa rede de pequenos “aspersores” (sprinklers), podem ser afixados ao nível do teto, coberturas ou em paredes dos edifícios.
Neste caso ao falarmos em Sprinklers, estamos a falar de " Sprinklers Automáticos" e que são ativados individualmente pelo calor,estando ligados a uma rede de tubagem com água pressurizada. Quando o calor do fogo aumenta a temperatura do sprinkler até o seu ponto de operação, a ampola que contém um líquido com alto coeficiente de expansão, rebenta, permitindo assim a descarga de água directamente no foco do incêndio. Apesar de esta rede estar interligada, os sprinklers funcionam de forma independente, ativando-se à medida que a área que protegem atinge a temperatura pré-definida.